sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Entrevista com Luís Renato 45345 PSDB

Em entrevista exclusiva, o candidato Luís Renato explica porque quer representar a população de Sorocaba na Câmara e outros temas como a Lei da Ficha Limpa e a importância de se qualificar para ser vereador

1 - Porque decidiu ser candidato a vereador?

Luís Renato 45345 - Sempre gostei de analisar a política e defender as pessoas nos artigos que eu escrevo para o site VIVAcidade. A partir de 2002, aproximadamente, comecei a participar das reuniões do PSDB, partido no qual me filiei em 2009. Outro motivo que me levou a ser candidato é o fato de que precisamos vereadores com melhor qualidade na Câmara Municipal, com conhecimento e empenho a serviço das pessoas. Antes mesmo de pensar na candidatura, eu e meu sócio resolvemos transformar o nosso conhecimento sobre a cidade de Sorocaba no site VIVAcidade cujo conteúdo disponibilizamos gratuitamente para as pessoas. Também apoiamos ao longo destes anos, através do site, várias campanhas de cidadania. Tais iniciativas e circunstâncias criaram um clima favorável para candidatar-me.

2 - Sorocaba é uma cidade com muitos problemas?

Luís Renato 45345 - Não concordo. Sorocaba é uma cidade média com alguns problemas como qualquer outra cidade de seu porte. Não há cidade sem problemas. Os problemas são decorrentes do desenvolvimento da cidade e do crescimento populacional. Por outro lado, Sorocaba é uma das melhores cidades para se viver em todo o território nacional e reconhecida internacionalmente. O importante é ter empenho, conhecimento e comprometimento para resolver os problemas que vão aparecendo no decorrer dos anos. Como vereador, pretendo propor na Câmara bons projetos para que todos os bairros da cidade de Sorocaba sejam favorecidos ainda mais.

3 - Qual a importância da formação educacional e cultural de um candidato?

Luís Renato 45345 - Acredito ser essencial ao candidato ter uma boa formação educacional e cultural, pois alguns projetos e até mesmo o conhecimento dos problemas da cidade podem ser melhor compreendidos pelo vereador com bom nível de escolaridade.

É bom ressaltar que certos métodos científicos de pesquisa, que aprendi em cursos de nível superior e de pós-graduação que frequentei, são meus grandes aliados já que permitem identificar com exatidão situações inerentes a locais da cidade. Exemplos: observação empírica dos locais, entrevistar os moradores dos locais e ouvir as reivindicações, coleta de dados, buscar informações e saber em que órgãos públicos a mesma se encontra, saber com quem falar e como falar sobre determinado assunto. Tais conhecimentos, com certeza, fazem a diferença e agilizam o trabalho do legislador.

Sobre o Curso de Extensão para Candidato ao Cargo de Vereador, promovido pela Uniso e no qual me formei, acho válido ter um conhecimento mais específico para a prática do ofício legislativo municipal. Por exemplo, alguns termos e expressões são usuais somente dentro do ambiente legislativo. Além disso, aprendemos regras sobre o que pode e o que não pode um legislador municipal, como funcionam todos os passos para a criação de uma lei, quais são as competências legislativas dos poderes constituídos, Lei Orçamentária, Regimento Interno, etc. É isso basicamente o que aprendemos neste ótimo curso de capacitação, que, repito, deveria ser obrigatório a todos os candidatos.

4 - O que acha da Lei da Ficha Limpa?

Luís Renato 45345 - Acredito ser uma obrigação da pessoa que quer entrar na vida pública ter ficha limpa, ter um passado sem processos na Justiça ligados à má conduta ou má administração de recursos financeiros públicos, dinheiro arrecadado de nossos impostos.

Quando fiquei sabendo do projeto de criação da lei, na hora me empenhei para divulgá-lo através do site VIVAcidade além de me tornar representante em Sorocaba do MCCE - Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, criando um comitê local.

No entanto, é necessário também que o candidato se preocupe com a cidade já durante a campanha. Por isso, é preciso que o candidato apareça em público de cara limpa além de manter a rua limpa, a calçada limpa, o muro limpo, a grade limpa, a praça limpa, etc. Isso tudo também faz parte da ficha limpa dos candidatos.

5 - E suas propostas como candidato a vereador?

Luís Renato 45345 - Estão todas neste blog (clique aqui). Algumas eu tenho recebido dos cidadãos e dos internautas de Sorocaba pelas redes sociais ou pelo e-mail. Estamos colocando no blog uma lista de propostas que eu apóio e que entendo serem boas para a maioria das pessoas da cidade. Quero levar as melhores propostas à Câmara.

6 – Acha importante a participação das pessoas no mandato?

Luís Renato 45345 - A participação é fundamental. Neste século 21, os eleitores podem participar do mandato através da internet, pelas redes sociais, por exemplo. Cada vez mais verificamos que o papel do eleitor não acaba após a eleição, pois é preciso manter o vereador "plugado" nas necessidades dos bairros que podem mudar no decorrer dos quatro anos do mandato. Então, pretendo que os internautas participem de meu mandato inclusive estimulo esta participação seja real ou virtual. Sobre este tema, escrevi o artigo denominado "Luís Renato 45345 quer participação de internautas" (clique aqui).

Mais informações no blog: http://luisrenatovivacidade.blogspot.com.br